“O povo americano sabe o que acabou de ver: Joe Biden envergonhou ainda mais os Estados Unidos com o seu desempenho no debate”, afirma um comunicado divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Comitê Nacional Republicano (RNC).
Michael Whatley, presidente do RNC, disse que Biden “é fraco demais para ocupar o cargo de comandante-em-chefe” dos EUA.
O próprio Trump publicou um curto vídeo na sua rede social Truth Social com imagens das quedas, confusões e hesitações de Biden no qual questiona se o atual presidente está qualificado para mais um mandato de quatro anos.
Membros do Comitê Nacional do Partido Republicano acreditam que o atual governante “envergonhou” demais o país e é “completamente incapaz” de ocupar um cargo devido à sua “deterioração cognitiva”.
Por sua vez, Biden disse que se saiu “bem” no debate da CNN.
“Donald Trump passou a noite falando sobre si mesmo, suas mentiras, seus problemas legais, suas aventuras com uma estrela pornô e seus campeonatos de golfe em seu próprio clube. Quanta bobagem! Juntos podemos mantê-lo fora da Casa Branca”, afirmou o atual presidente no X.
Trump, de 78 anos, no entanto, foi mais enérgico no cenário sem audiência criado pela CNN em Atlanta e até ironizou o adversário, a quem se referiu com mensagens duras, como quando disse que Biden é um presidente “manchuriano”, “pago por Pequim”.
Após o término do debate de 95 minutos, a equipe eleitoral de Biden emitiu um comunicado no qual listou as supostas 50 mentiras que, segundo os democratas, Trump teria falado durante o embate.
“Mentiu sobre a economia. Mentiu sobre a política externa. Mentiu sobre seu histórico. Mentiu sobre seus crimes. Mentiu sobre os direitos das mulheres. Mentiu sobre a imigração. Mentiu sobre suas mentiras”, afirmaram os democratas.
Por outro lado, os republicanos frisaram “a deterioração cognitiva de Biden que o tornou completamente incapaz de ocupar cargos” e que “seu banho de sangue com fronteiras as abertas, suas políticas econômicas destrutivas e o fortalecimento do caos em todo o mundo pioraram a situação para todas as famílias americanas”.
“O contraste entre o presidente Trump e Biden é claro: é hora de aposentar Joe Biden de uma vez por todas e permitir que o presidente Trump torne a América grande novamente”, destacaram os republicanos.