Derrotado nas eleições europeias, Macron dissolve Parlamento e convoca novas eleições | Mundo

Por Milkylenne Cardoso
2 Min Read

Após sofrer uma dura derrota nas eleições para o Parlamento Europeu, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que vai dissolver o Parlamento e convocar novas eleições.

O movimento de extrema direita de Marine Le Pen, A Reunião Nacional (RN), derrotou neste domingo a coligação centrista de Macron, garantindo quase um terço dos votos franceses para o Legislativo da União Europeia — mais do que o dobro da votação do partido do presidente.

Pesquisas de boca de urna no domingo mostraram que o RN de Le Pen está muito à frente de todos os outros partidos, com cerca de 33 assentos, em comparação com 15 da aliança de Macron, que ocupa o segundo lugar.

Em uma aposta política de alto risco, menos de dois meses antes de Paris sediar os Jogos Olímpicos, Macron disse que as eleições para a Assembleia Nacional (o parlamento francês) seriam convocadas para 30 de junho, com uma votação de segundo turno em 7 de julho.

A votação marcou a terceira vitória consecutiva nas eleições europeias para o RN eurocético de Le Pen e representou um grande revés para o presidente francês, que há muito faz da sua postura firmemente pró-Europa um marcador da sua marca política.  

Fonte: valor.globo.com

Share This Article