O Sebrae, ciente da importância da educação desde os primeiros anos de ensino, levou na sexta-feira (17), em parceria com a Prefeitura de Jussara e a Secretaria Municipal de Educação, a palestra/oficina “Ferramentas Lúdicas para Educação Infantil”, com o cantor, compositor e educador musical André Rocha – Alegre Música.
Em ritmo de torcida organizada, os quase 300 professores presentes voltaram a ser crianças brincando, cantando e dançando para poderem levar de maneira lúdica cada ensinamento que tiveram nesse dia. E em uma brincadeira de criança e de aperto de mãos, a integração e a socialização com as pessoas se tornaram uma bela forma de dar as boas-vindas a todos os presentes.
A assessora pedagógica do município, Sirleny da Mata, disse que a vinda do educador já era um sonho antigo que almejava, mas foi a parceria com o Sebrae que possibilitou a realização do evento. “Só tenho a agradecer o Sebrae e a prefeitura por trazerem o André Rocha para Jussara. A música é um recurso essencial para a sala de aula. Estamos encantados com essa oficina. Tenho certeza de que será muito positivo para nossa educação”, disse.
André Rocha mostrou para todos que a imaginação não é só coisa de criança e, como uma brincadeira de roda, todos entraram no mundo lúdico do educador. Quem poderia pensar que um simples voil poderia se transformar em vários bichos, mas foi só a imaginação falar mais alto que surgiram serpentes, girafas, coelhos, sapos, leões, passarinhos e uma infinidade de seres vivos.
Transformando
Foi tanta novidade compartilhada que os professores assumiram o papel de alunos, e o professor André teve que fazer atividade para a turma se acalmar e continuar a aprender que objetos simples e de fácil acesso podem se transformar em instrumentos musicais. Duas garrafas PET cortadas ao meio e, com tesouras, picotadas as pontas, e pronto, o material reciclado se transformou em uma vassourinha capaz de extrair sons que poderiam imitar a chuva, o trotar de um cavalo e até fazer música.
Objetos como palitos de algodão-doce se tornaram baquetas nos pratos do instrumento que eram representados por potinhos utilizados em aniversários. Potinhos esses que, bastou colocar grãos de arroz e fechar com fita adesiva, para virarem chocalhos.
Nessa brincadeira sem fim, o secretário de Educação, Marcos Guimarães, afirmou estar feliz com o resultado que obtiveram com essa formação. “Esse trabalho que fizemos para os educadores da nossa rede nos trará muitos retornos. Vamos começar a introduzir a música no nosso material pedagógico. É um incremento junto com nossos professores. Um projeto audacioso em que o Sebrae foi fundamental nesse, principalmente na viabilização da vinda do André Rocha. A instituição é uma parceira que a prefeitura municipal tem uma gratidão imensa em tê-lo ao lado”, disse.
O gerente regional do Sebrae, Flávio Vilhalba, na sua fala durante a abertura do evento, agradeceu a todos os presentes e pontuou a importância da educação no país. Flávio, ao final da oficina, ressaltou quais os benefícios desse tipo de iniciativa. “Sabemos que o desenvolvimento de uma nação está diretamente ligado à educação. É com orgulho que o Sebrae se tornou parceiro dessa inciativa. Poder mostrar para os nossos futuros empreendedores que o aprender está em cada coisa simples da vida é dar oportunidade para que possamos descobrir talentos inovadores desde a infância”, destacou.
O educador André Rocha afirmou ter sido um encontro maravilhoso. “Desde quando eu entrei aqui, foi perceptível a alegria, a sede dos professores em levar o melhor para a sala de aula, para levar o encantamento. Hoje foi uma troca de experiência. O primeiro contato. A música como facilitadora nas práticas pedagógicas. O professor vai ter uma ferramenta a mais para poder encantar o aluno. A música acalma e transforma. Trabalhamos aqui todos os campos de experiência da mente. Os movimentos, o eu, o outro, nós, gestos, sons. São várias possibilidades. Deixo aqui uma sementinha da música como transformadora das práticas pedagógicas”, finalizou.
Traços, sons, cores e formas. Mil e uma ideias e mil e uma maneiras de aprender. Os professores de Jussara tiveram uma tarde de brincadeira para escutar, falar, pensar e imaginar. A palestra/oficina foi um momento de relações e transformações proporcionado por objetos simples e música.
SERVIÇO
André Rocha – Alegre Música
Instagram: @andrerochaalegramusica
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn