No mês em que é celebrado o Dia das Mães, os dias 21 e 23 de maio são de destaque em Catalão com a programação da campanha Maio Furta-Cor: conscientização sobre a saúde mental materna. O evento, intitulado II Simpósio Catalano pela Saúde Mental Materna tem como representante municipal da campanha a psicóloga Samara Pazeta Gomes. A Una Catalão – Ecossistema Ânima – é parceria e sediará o evento, que é aberto a toda população.
A programação traz três palestras por dia com profissionais de várias áreas: psicologia, direito, ginecologia e obstetrícia, neurologista, psiquiatra, inclusão e maternidade atípica e consultora de moda (Confira a programação completa abaixo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via Google Docs: https://docs.google.com/forms/
O evento pretende interagir com várias esferas da sociedade. No âmbito educacional, por exemplo, haverá participação voluntária dos discentes e docentes da Una Catalão e demais instituições de ensino superior. A troca de conhecimentos e construção de saberes ganha uma diferencial nessa edição: serão capacitados, gratuitamente, profissionais da rede pública de saúde do município para um diagnóstico precoce de transtorno mentais em pacientes perinatais (período entre a gravidez, parto e puerpério).
A Campanha Maio Furta-Cor nasceu há três anos, visando enaltecer a importância do acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de conscientizar sobre a necessidade de uma rede de apoio às mães. O objetivo é evitar angústias e adoecimento mental provenientes das mudanças enfrentadas ao longo da gestação e na lida com os filhos.
Programação – Maio Furta-Cor – II Simpósio Catalano pela Saúde Mental Materna
21/05 – Terça-feira
19h – Credenciamento
– Abertura/Apresentação Cultural: Dança Materna (com Juliana Queiroz)
– Mesa de autoridades
20h30 – Palestra: Como a saúde mental materna impacta você (Samara Pazeta Gomes: Psicóloga, educadora perinatal, especialista em Psicologia Perinatal e Obstétrica, regente municipal do Maio Furta-Cor, organizadora Mobilização Catalana pela Saúde Mental Materna, e mãe do Gabriel e da Maria Luiza)
– Lanche e sorteios
22/05 – Quarta-feira
19h – Palestra: Medidas legais na construção do parto humanizado (Fausto Freire de Mesquita: Advogado especialista em direito médico e da saúde, presidente das Comissão de Direito Médico, da Saúde e Sanitário (OAB/GO – Catalão).
19h45 – Palestra: Infertilidade, dificuldades em engravidar e perdas perinatais, um olhar humanizado (Laurinelle Melo: Ginecologista e Obstetra, e mãe)
20h30: Palestra: Principais adoecimentos perinatais (Clayton Martins Borges: Médico clínico geral e Neurologista)
23/05 – Quinta-feira
19h – Palestra Maternidade atípica: Descoberta, desafios e possibilidades (Juliana Santos: Professora, palestrante, Pedagoga especialista em educação especial e inclusiva, e mãe)
19h45 – Palestra: Medicação x Perinatalidade – Riscos, benefícios e possibilidades (Ludmilla Martins: Médica psiquiatra e mãe)
20h30 – Palestra: Reencontrando a mulher/ mãe – como o autocuidado pode contribuir nessa reconstrução de si mesma (Denise Gabaldo: Consultora de imagem e visagismo)