ESG na prática: Investir para transformar o futuro começa no presente

Por Milkylenne Cardoso
7 Min Read

A XP Investimentos acredita que investimentos ESG são excelentes para ter na carteira e com rentabilidade superior aos “investimentos tradicionais”

O DNA inovador da XP Investimentos (SA:XPBR31) ajudou a consolidar no Brasil a visão ESG nos investimentos, que já se destacava no exterior. A XP está, agora, apresentando ao público investidor produtos que se destacam atualmente pela alta rentabilidade sem deixar de lado a seleção de investimentos com critérios ESG, desmistificando que esse tipo de investimento não gera retorno para o investidor.

A maior plataforma de investimentos da América Latina disponibiliza a seus clientes investimentos que transformam o futuro, por meio da combinação de rendimentos com ganhos também para a sociedade e o meio ambiente. Com a vantagem de que não se resume a um único tipo de investimento ESG, dado que há diferentes produtos ESG para cada perfil de investidor em diversas classes de ativos.

“Essa oferta conta com fundos de investimento em diversas estratégias, incluindo renda variável, multimercados e renda fixa, tanto locais quanto internacionais”, explica Helena Masullo, Head de Estratégia ESG da XP Inc (NASDAQ:XP).

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança e se refere a uma metodologia que incorpora tais fatores às análises de investimentos, que tradicionalmente avaliam apenas a relação de risco e retorno financeiro. Esses fatores incluem, por exemplo, proteção do meio ambiente, mitigação das mudanças climáticas, práticas avançadas de governança e promoção de diversidade, além da estratégia de responsabilidade social da própria companhia.

“O ESG refere-se a como trazer fatores ambientais, sociais e de governança de uma forma cada vez mais objetiva, por mais que ainda seja um desafio traduzir alguns fatores ESG em métricas quantitativas”, explica Masullo sobre a criação de metodologias ESG.

Popularização

A sigla se estabeleceu nos debates corporativos e sobre investimentos nos últimos meses no Brasil, basicamente sob análises se determinados produtos são ou não alinhados ao ESG.

“Embora a XP (SA:XPBR31) consiga fazer essa diferenciação com base em metodologias nacionais e internacionais, preferimos tratar o tema como uma jornada”, diz a Head de Estratégia ESG, explicando o grau de diferenciação na adoção de práticas ESG nos ativos a serem investidos. “Alguns investimentos já estão mais alinhados, outros ainda estão no começo, muitas vezes se restringindo à análise de quesitos de governança”, completa.

Rentabilidade

Engana-se quem acredita que a adoção de critérios ESG na seleção de investimentos diminui a rentabilidade da carteira. Há muitos estudos que analisam a correlação entre retorno financeiro e a integração dos fatores ESG.

“Há um estudo recente sobre o tema baseado em meta-análise da Universidade de Nova Iorque (NYU), em parceria com a Rockefeller Asset Management, cuja conclusão é que, na maioria dos casos, o resultado financeiro é igual ao benchmark tradicional, mas no geral o retorno é superior”, afirma Masullo, enfatizando que o investimento ESG é de melhor qualidade pois seu risco tende a ser menor. “Os investimentos ESG, em geral, têm a tendência de performar melhor no médio a longo prazo”, prossegue, além de destacar que a volatilidade dos investimentos ESG é menor em relação aos “investimentos tradicionais” em momentos de crise, o que prova a resiliência do produto.

Investimentos ESG na XP

A XP disponibiliza aos investidores em sua plataforma uma ampla variedade de produtos ESG, como fundos de diferentes gestores nacionais e internacionais e,  também, produtos de renda fixa, como green bonds e sustainability linked bonds cujos recursos serão utilizados para projetos sociais e/ou ambientais ou para ajudar a companhia emissora a atingir metas ESG.

Aos investidores mais conservadores, a XP oferece em sua plataforma, por exemplo, o Compass (SA:PASS3) ESG Credit Selection, da gestora internacional Compass. O fundo se posiciona em papéis de crédito concedidos sob o critério ESG. Criado em 27 de dezembro de 2019, tem um retorno anual de 4,8% e de 3,61% desde o seu início.

Aos investidores um pouco mais arrojados, a XP destaca o Trend ESG Global é um fundo de investimento que tem exposição a três ETFs (fundos de índice) no exterior que investem em empresas com boas práticas ESG ao redor do mundo. Criado em 17 de junho de 2020, tem retorno 15,75% nos últimos 12 meses e de 37,06% no acumulado desde o início do fundo.

Para os que querem retorno em um investimento que estimula a diversidade de gênero nas empresas, há o fundo temático Trend Lideranças Femininas, que só investe em companhias que buscam ter um alto percentual de mulheres em cargos de liderança, geralmente em diretoria e no conselho. O fundo está posicionado em empresas do mundo inteiro que respeitam o critério de diversidade de gênero. Criado em 11 de setembro de 2020, o Trend Lideranças Femininas teve um retorno de 19,65% nos últimos 12 meses e de 38,09% desde o início.

Por fim, como último exemplo dentre a ampla gama de opções de produtos ESG oferecidos pela XP, a plataforma disponibiliza um fundo gerido por uma das gestoras referência mundial na temática ESG: a Nordea. O fundo Nordea Global Stars investe em empresas do mundo inteiro com boas práticas ESG que têm uma performance acima dos benchmarks tradicionais.
Fonte: br.investing.com

Share This Article