Afinal, quando começaram as chuvas no Rio Grande do Sul (e até quando vão)? | Brasil

Por Milkylenne Cardoso
5 Min Read

Pelo menos 85% dos municípios do Rio Grande do Sul já foram afetados pelas enchentes que assolam o estado nas últimas semanas, após fortes chuvas que atingiram a região desde o último dia 27 de abril, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado.

As fortes chuvas no estado ainda estão sob efeito do El Niño, que embora tenha tido seu ápice em dezembro e janeiro, ainda teve seu papel nesse trágico cenário. O El Niño é um fenômeno climático que causa um aquecimento anormal das águas do Pacífico na linha do Equador.

“Em relação a isso, o papel dos oceanos tem grande importância na influência do El Niño já que as temperaturas continuam ainda elevadas no pacífico central e no oceano Atlântico na faixa tropical”, explica Morgana Almeida, meteorologista do Inmet.

No caso das chuvas do Rio Grande do Sul, o El Niño faz com que a frente fria vinda do Sul do país não consiga avançar para as outras regiões do país porque há um bloqueio da passagem de nuvens causada por uma área de alta pressão na região Centro-Oeste e Sudeste do país, estados que estão sendo afetados pela onda de calor.

Isso faz, explica a meteorologista, com que as nuvens da frente fria do Sul permaneçam estacionárias na região por causa do bloqueio atmosférico e liberem a precipitação acumulada no estado gaúcho.

“Em termos simplistas, todo o fluxo de calor e umidade ficou canalizado sobre o estado gaúcho no período”, diz.

Em Caxias do Sul, por exemplo, a normal climatológica, ou seja, previsão dentro da normalidade, para mês de maio é de 131,0 mm. Somente no dia 01 de maio choveu 148 mm; seguidos de 192 mm no dia seguinte. Nos primeiros dias de maio o total de chuva no município é de 447,8 mm.

Previsão para os próximos dias

Segundo previsão divulgada pelo Inmet, a quinta-feira (9) será de tempo frio e seco do centro para o sul do Rio Grande do Sul. Na região norte do estado, pode chover do período da tarde para a noite. Com a frente fria e a queda de temperatura, algumas regiões devem se mais afetadas pela mudança no clima. Confira a previsão de variação de temperaturas:

  • variação de 4°C a 8°C nas áreas mais frias do sudoeste
  • variação de 10°C a 14°C nas demais áreas, incluindo a capital gaúcha, Porto Alegre.

Na sexta-feira (10), a chuva volta a atingir o estado com pancadas de chuva e trovoadas mais expressivas do centro para o leste do estado. A previsão é de acumulados acima dos 20 mm.

No fim de semana, a expectativa do Inmet é de tempo mais instável, úmido e gradativamente mais frio. São esperadas chuvas mais volumosas no norte, nordeste e parte do centro-leste do Rio Grande do Sul.

Pelo menos seis alertas foram emitidos pelo Inmet para diversas regiões do estado, sendo que um deles, amarelo de tempestade, acabou ao meio-dia desta quarta. A previsão é de que a chuva pelo estado continuará, e causará impacto de redução nas temperaturas.

Alertas emitidos pelo Inmet nesta quarta-feira (8) — Foto: Instituto Nacional de Meteorologia/Reprodução

A lista de municípios afetados por cada alerta está disponível no site do Inmet.

Confira a lista dos alertas válidos:

Alertas

Tipo de alerta Impactos Validade
Amarelo – Chuvas intensas Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) 08/05 – 14h
Amarelo – Declínio de Temperatura Declínio entre 3ºC e 5ºC 09/05 – 9h
Amarelo – Tempestade Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo 08/05 – 19h
Laranja – Vendaval Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h 08/05 – 16h
Laranja – Tempestade Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo 08/05 – 18h

Fonte: valor.globo.com

Share This Article