Sebrae promove palestras em comemoração ao Dia do Profissional de Contabilidade | ASN Goiás

Por Milkylenne Cardoso
9 Min Read

O Sebrae Goiás sediou na tarde de quinta-feira (25), ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Profissional de Contabilidade. O encontro foi voltado à ampliação do conhecimento e ao desenvolvimento desses profissionais. Uma ação da instituição em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). A ação faz parte de parceria entre as instituições voltada a capacitações dos profissionais e empresas da área, o Programa Contabilizando Resultados.

Monique Galvão de França, contadora do Sebrae, falou sobre a história da área e da importância dos profissionais (Foto Alex Malheiros)

A abertura do evento foi conduzida pela contadora do Sebrae Monique Galvão de França. Além de enunciar a história da origem do trabalho, ainda em tempos remotos, salientou a relevância de comemorar a data e a oportunidade de conhecimentos oferecida aos participantes reunidos no auditório da instituição, em Goiânia. “Esse evento é de grande importância tanto para o Sebrae quanto para os contadores e técnicos em contabilidade. Essa data é emblemática a ser comemorada e refletida”, afirmou. Monique também salientou o papel do profissional de contabilidade que lida no dia a dia das empresas. “Ele conhece a realidade do pequeno negócio. Conhece a necessidade do empresariado”, assinalou.

“O contador é o parceiro que conhece essa realidade e, unindo forças com o Sebrae, é capaz de levar mais os seus serviços e de ajudar o pequeno empreendimento”, continuou. Para Monique, a parceria representa uma troca. “O Sebrae entra com a capacitação, e o empreendedor contábil vai trazer também a realidade da empresa e o conhecimento dele para unir forças para levar esse melhor serviço para a sociedade como um todo”, concluiu.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou a parceria consolidada e estruturada. “Estruturamos tudo isso. Tivemos mais um encontro que está aparecendo hoje. A expectativa é de onde tivermos a oportunidade de apoiar a micro e pequena empresa, o Sebrae estará participando”, afirmou.

A presidente do CRC-GO, Sucena Hummel, e o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Foto Silvio Simões)

Por sua vez, a presidente do CRC-GO, Sucena Hummel, parabenizou todos os presentes e ressaltou sua importância. “Lá atrás, quando pensamos neste evento junto à FBC e ao Sebrae Goiás, tínhamos a certeza de quão profícua e benéfica seria a parceria para a classe contábil. Nossa profissão está inserida em todas as vertentes da economia, caminhamos lado a lado com o empresário, a administração pública, entidades privadas e a sociedade. Somos mais de 15 mil contadores e técnicos registrados que atuam, promovendo o melhor para o nosso estado. E hoje é apensas uma prévia de várias ações em conjunto que vamos realizar em prol da nossa categoria, com esses parceiros que não medem esforços para que juntos possamos realizar grandes ações”, disse.

Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que também é técnico em contabilidade e administrador, ressaltou a importância da contabilidade como instrumento de gestão para órgãos e empresas. Mabel exemplificou a mudança que conseguiu operar nas contas do Sesi/Senai por meio de uma análise das unidades, o que possibilitou observar quais davam prejuízo e ajustar a gestão por meio de ferramentas contábeis. “A contabilidade tem que ser, cada vez mais, sistema de gestão”, defendeu.

Sandro Mabel, presidente da Fieg, que é técnico contábil e administrador, deu seu próprio testemunho sobre a profissão (Foto Silvio Simões)

Henrique Ricardo Batista, vice-presidente de Administração e Planejamento do CRC-GO, falou sobre a parceria que possibilitou o evento em comemoração à data. Ainda assinalou a importância da tecnologia, das mudanças que têm sido implementadas e da gestão. “O CRC quer conscientizar o contador para falar de governança e compliance. O profissional é muito valorizado, e é preciso investimento em tecnologia e nos servidores”, completou.

O evento também foi prestigiado pelo senador Vanderlan Cardoso, que parabenizou os profissionais de contabilidade, e pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.

Mais conhecimentos

O evento foi uma oportunidade de aprendizado, com três palestras: Inteligência Emocional, Liderança na Área Contábil e Malhas Fiscais. E foi um momento único voltado ao networking. Além do detalhamento da consultoria que será oferecida pelo Sebrae aos profissionais de contabilidade, por meio da parceria.

A consultora Rita de Cássia Martins abordou as questões racionais e emotivas para os negócios (Foto Silvio Simões)

Rita de Cássia Martins, empresária, psicóloga e consultora do Sebrae, abordou a importância do equilibrar a racionalidade e a parte emotiva, para que profissionais encarem os desafios cotidianos. Com expertise de mais de 25 anos, ela assinalou que inteligência emocional nada mais é que entrar em contato com o que é cognitivo e o que é emocional. “Não é técnica. Chorar entre quatro paredes e sorrir com a fortaleza que as paredes te dão”, orientou.

A psicóloga alertou ainda para a importância de se olhar no espelho e a capacidade de gerir as próprias emoções. O relacionamento interpessoal, sem colocar as necessidades pessoais acima das dos outros, também foi um ponto importante assinalado pela profissional. “A gente precisa, para ter equilíbrio, se conectar com nossas emoções”, finalizou.

Liderança e comprometimento

Engenheira civil pela UFG, pós-graduada pela USP em engenharia de qualidade, palestrante, auditora de sistema de Gestão ISO, consultora e instrutura do Sebrae, Gláucia Gundim abordou a temática Liderança. Foi uma oportunidade de transmitir aos participantes do evento as formas de encararem os desafios que lhes são propostos. “É importante ser um líder comprometido”, afirmou. Ela ressaltou ainda a importância de aprender, buscar ajuda e parceria, com foco na liderança. Além disso, abordou como as competências são desenvolvidas pelos profissionais e de que forma as mudanças de comportamento influenciam o líder. “Lembre que seu liderado está todo tempo te observando”, disse.

A engenheira Gláucia Gundim falou sobre liderança e seus atributos e competências (Foto Silvio Simões)

Liderança, função, compromisso, prioridade, inspirar pessoas com objetivo comum são quesitos essenciais, segundo Gláucia. “É mais que um cargo, é habilidade de influenciar pessoas. Liderança é busca de conhecimento constante, adoção de novas tecnologias e delegação de funções”, pontuou.

Malhas fiscais

Em uma abordagem técnica, no encerramento do evento, o professor Lucas Morais, engenheiro civil, bacharel em Direito e secretário executivo de Finanças do município de Goiânia, abordou Malhas Fiscais.

Na oportunidade, ele pontuou a diferença entre fiscalização e malhas fiscais. A primeira é feita por amostragem a partir da escolha de uma determinada empresa, na qual, se houver identificação de irregularidades, será lavrado auto de infração, com pagamento de 3% das identificadas.

Já o modelo de malhas fiscais é feito a partir das divergências apontadas, o que possibilita a identificação das empresas infratoras. Isso é possível, graças ao uso de tecnologia, por meio de varredura nos bancos de dados. Morais alertou os contadores para os meios de obtenção dos dados sobre as transações.

O professor Lucas Morais, secretário municipal, falou sobre quesitos técnicos das malhas fiscais (Foto Silvio Simões)

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn



Fonte: go.agenciasebrae.com.br

Share This Article