O vice-governador Daniel Vilela reforçou os laços entre o Governo do Estado e Israel ao resgatar projetos que estão em execução em Goiás – sob coordenação do poder Executivo – que contam com apoio daquele país. E também ao demonstrar solidariedade a milhares de famílias israelenses que perderam entes queridos no ataque terrorista ocorrido no dia 7 de outubro do ano passado.
Daniel participou de solenidade na tarde desta quarta-feira (28/02), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), onde o governador Ronaldo Caiado e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, assinaram acordo de cooperação técnica e inauguraram um parque em homenagem às vítimas dos terroristas. O vice-governador foi um dos signatários do documento.
Na oportunidade, Daniel destacou, em discurso, o suporte técnico que profissionais de Israel tem dado ao plantio de frutas na região conhecida como “Vão do Paranã”, e que beneficia cerca de 150 famílias que vivem em assentamentos localizados em Flores de Goiás, Formosa e São João da Aliança. Amparadas pelo governo estadual, elas agora dedicam-se ao plantio de manga e maracujá.
“Quando o assunto é irrigação, Israel detém as estratégias mais avançadas do mundo. E o embaixador Zonshine, que nos acompanhou a Flores de Goiás em agosto de 2023, se colocou totalmente à disposição para nos auxiliar na transformação daquela região, que é uma das mais vulneráveis do estado”, destacou Daniel Vilela.
O vice-governador ainda fez um agradecimento público “ao país que contribuiu para que Goiás se tornasse referência nacional em inclusão”. Ele se referia à aquisição, por parte do governo, de óculos especiais que auxiliam crianças e jovens com deficiência visual a lerem, tornando-se independentes do braile. O acessório tem tecnologia israelense.
“Hoje estes alunos da rede pública estadual usam o que há de mais moderno em sala de aula, o que lhes garante alegria e satisfação”, celebrou Daniel. “E muitos das redes municipais também, porque o governador se comprometeu a repassar estes óculos às escolas do interior. Caiado foi pioneiro, no país, ao adquirir este equipamento”.
Após os ritos protocolares, Daniel seguiu para a inauguração do Parque Am Israel Chai (“O povo de Israel vive”), um espaço que terá 1.200 árvores. Ele acompanhou o governador e o embaixador no plantio simbólico de uma muda.
Recepção
Mais cedo, o vice-governador ficou responsável, em nome do Governo de Goiás, pela recepção a Daniel Zonshine e à comitiva que o acompanhava. Todos se encontraram na sede da Assembleia de Deus – Ministério Campinas, onde foram recebidos em almoço pelo presidente, bispo Oídes do Carmo. Lideranças políticas também se juntaram-se ao grupo.
Daniel ainda presenteou o embaixador com uma muda de pequi sem espinhos, desenvolvida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO). “Não quis criar nenhum incidente diplomático [sobre o risco de Zonshine morder o caroço da fruta]”, brincou o vice-governador.