Progressista, novo bispo assume Arquidiocese de Goiânia

Por Milkylenne Cardoso
5 Min Read

O novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, de 55 anos, tomará posse no cargo, na quarta-feira (16/2), dois meses depois de ser nomeado pelo papa Francisco. Conhecido pelo seu perfil progressista e presença constante nas redes sociais, ele assumirá o lugar do conservador Dom Washington Cruz, de 75, que entregará a missão ao sucessor após 19 anos na função.
A posse do 4º arcebispo metropolitano de Goiânia será realizada, a partir das 18h, no Santuário Basílica Sagrada Família. A celebração eucarística terá transmissão ao vivo pelo canal da entidade no Youtube.

Dom João Justino é bem presente nas redes sociais, nas quais são publicadas suas atividades diárias como forma de atrair mais fiéis para a sua missão. Ele tem perfil no Instagram, no Facebook, no Twitter e até no Spotify.

Dom Washington Cruz abriu caminho para o seu sucessor há nove meses, depois de ter seu pedido de renúncia aceito pelo Vaticano. Para ocupar o mais alto posto da Igreja Católica em Goiás, Dom João Justino teve de deixar a Arquidiocese de Montes Claros (MG).

Em carta enviada a Dom Washington Cruz em dezembro, o novo arcebispo de Goiânia o saudou, “com reverência”. “Agradeço sua acolhida generosa e seu empenho fraterno de preparar minha chegada. Com certeza vou escutar muito de sua sabedoria e santidade”, ressaltou Dom João Justino, na carta.

História
Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, Dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG)

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Suas formações, entretanto, vão além do aspecto religioso.
O bispo gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Dom João Justino foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores.
Ele foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia do Bom Pastor. Também foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Pedro.

Progressista
O comando da CNBB anunciou a troca em dezembro passado. Em cartas divulgadas em suas redes sociais, a entidade felicitou o novo arcebispo, desejou boa sorte na missão e agradeceu ao, agora, arcebispo emérito Dom Washington Cruz.Nos bastidores católicos de Goiás, a ideia era que a troca no comando da Igreja Católica em Goiânia fosse para um bispo com perfil parecido ao de Dom Washington, ou seja, mais conservador. No entanto, a mudança de rumo tende a ser bastante significativa ao se observar o perfil de Dom João Justino.

Considerado presente em uma ala mais progressista da igreja brasileira, o bispo é defensor da educação e da ciência, participando constantemente de ações relacionadas aos dois temas. É entusiasta do trabalho de Dom Pedro Casaldáliga, um dos principais defensores da Teologia da Libertação. O educador Paulo Freire é outra referência do novo bispo de Goiânia.

Content retrieved from: www.metropoles.com.

Share This Article