O Velho Lobo, como era chamado, foi duas vezes campeão do mundo como jogador e duas à margem do campo – recorde inigualável.
Mário Jorge Lobo Zagallo, morreu na noite de sexta-feira, dia 05 de janeiro, no Rio de Janeiro, aos 92 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Há tempos ele fazia tratamento de saúde e estava um pouco debilitado.
Zagallo é uma das maiores lendas do futebol. O velho lobo fez história com um recorde, sendo duas vezes campeão do mundo jogando pela seleção brasileira, uma vez como treinador da seleção canarinho e outra como auxiliar técnico.
Além das quatro conquistas, ele ainda treinou o Brasil nas edições de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica no mundial de 2006, ao lado do também multicampeão Carlos Alberto Parreira.
VÃO TER QUE ME ENGOLIR
Em 1997, ao vencer a Copa América, Zagallo disparou uma de suas frases célebres, em ataque aos críticos da seleção: “Vocês vão ter que me engolir”.
As brincadeiras com o número 13 eram rotineiras. Quando tinha a oportunidade de citar uma frase com 13 letras, não perdia a chance.
“Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também”, bradou ao vencer nos pênaltis os rivais na final da Copa América de 2004.
Também usou a contagem para incentivar a população a tomar vacina contra a Covid em 2021: “Dose de reforço tem 13 letras”.
“O 13 veio aliado à minha esposa, quer era devota de Santo Antônio [celebrado em 13 de junho], sinônimo de fé”, dizia.
Treze também foi o dia em que se casou com a mulher, Alcina, que também fazia aniversário no dia 13. Também é “31” ao contrário – ano de nascimento de Zagallo. Zagallo eterno tem 13 letras.