A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está desenvolvendo iniciativas com o objetivo de proporcionar uma transição mais ágil e segura na mudança dos sistemas de compras adotada pelo Governo do Estado. Na manhã desta quinta-feira (04/01), o superintendente de Gestão Integrada da SES-GO, Thalles Paulino de Ávila, promoveu uma reunião entre os representantes de setores estratégicos da pasta com Deisy Lucidy Diniz Sanches, superintendente Central de Compras e Contratos da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Deisy Lucidy é responsável pela implantação e estruturação do Sistema de Logística de Goiás (Sislog). Esse sistema começou a vigorar na administração direta estadual no primeiro dia de 2024, em substituição ao ComprasNet, programa que estava em vigência no Estado até o fim de 2023. A mudança no sistema em todo o Governo de Goiás teve o propósito de permitir maior competitividade e transparência nos certames licitatórios, melhorando a qualidade das contratações públicas.
Thalles Ávila informa que a reunião com a superintendente teve o objetivo de esclarecer dúvidas dos representantes da SES-GO e, ao mesmo tempo, adequar o Sislog às peculiaridades da SES-GO. Ele destaca como particularidades o fato de a Saúde receber recursos federais com prazos definidos para a utilização e de atender processos judiciais que determinam a compra em período determinado de insumos e medicamentos. “Nós trabalhamos com recursos federais que têm prazo de vencimento. Se não usarmos essa verba, ela retorna ao Ministério da Saúde”, pontuou.
Participaram da reunião profissionais da SES-GO que atuam diretamente na área de compras, entre os quais representantes do Centro Estadual de Medicamentos Juarez Barbosa (Cemac JB), do Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Pela SGI, participaram representantes das Gerências de Compras Governamentais e de Contratos e Convênios.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial da SES-GO