Com tema “Meu Corpo é Tesouro”, Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia, no Sudeste Goiano, conquistou o lugar mais alto do pódio na segunda edição do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil. A premiação que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil teve quase 3,5 mil inscrições. Mas é de Goiás o projeto eleito como mais transformador na categoria Educação Infantil. E na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a professora Wanessa Ranielle Rodrigues Trajano Costa, da Escola Municipal Terra Prometida, de Aparecida de Goiânia (Região Metropolitana), foi a terceira colocada com o projeto “Meliponicultura na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”.
“Estou muito emocionada e o sentimento é de gratidão a Deus e aos correalizadores por proporcionarem para nós, enquanto educadores, esse momento tão significativo na nossa trajetória. Temos vários desafios no nosso dia a dia e, aos poucos, vamos vencendo degrau por degrau. Esse prêmio nos motiva a buscar melhorias, renova nossas convicções e nos motiva ainda mais a trabalhar as habilidades dos estudantes para que eles se tornem cidadãos conscientes enquanto sociedade”, disse Flaviana, logo após receber a premiação nesta quarta-feira (24), durante a cerimônia que aconteceu na Expo Center Norte, em São Paulo, durante o Congresso Bett Brasil.
O projeto da docente teve como objetivo a conscientização e principalmente a prevenção ao abuso sexual de crianças. A professora explica que neste projeto foram trabalhados os cuidados com o próprio corpo, respeito com o corpo dos colegas, onde pode tocar e onde não pode. Ela conta que durante a realização do projeto, em 2022, foi trabalhado de forma lúdica o jogo ‘Semáforo do Toque’, em que os estudantes compreenderam as partes do corpo com as quais precisam ter cuidado. “Foi um trabalho realizado com muito zelo e atenção, e acredito que os resultados foram alcançados, pois as crianças entenderam a importância e necessidade do cuidado com o corpo e a prevenção ao abuso sexual. As famílias também trouxeram devolutiva muito positiva do aprendizado e consciência dos alunos”, ressaltou.
Meliponicultura
Para a professora Wanessa Ranielle Rodrigues Trajano Costa, de Aparecida de Goiânia, que ficou na terceira colocação nacional na categoria Ensino Fundamental – Anos iniciais, com o projeto “Meliponicultura na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”, a premiação é uma vitória, um reconhecimento e abre portas para que a escola amplie a mensagem sobre a importância da proteção das abelhas sem ferrão no Brasil. “Descobrimos numa área que seria integrada à escola havia um ninho de abelhas jataí. Conversamos com o pessoal da obra e de forma segura levamos as crianças para conhecer o local. Todas ficaram encantadas e daí surgiu o projeto”, explica.
Wanessa lembra que aos poucos foi quebrando paradigmas dos alunos que tinham medo, que acreditavam que todas as abelhas são perigosas e começaram um processo de conscientização. “Tratamos de vários temas, desde a importância para o meio ambiente até a sustentabilidade econômica, que é possível empreender, que as abelhas podem ser fonte de renda para as famílias (construção das caixas, utilização do mel e produtos derivados) e abriu-se um leque de possibilidades. Alunos, professores e comunidade se envolveram em diversas ações e conseguimos parceiros para ministrar cursos e nos capacitar para criar um meliponário”, conta.
O projeto teve início em 2023 e atualmente a escola, em parceria com agentes públicos, já possui um texto para aprovação de uma lei de proteção para abelhas sem ferrão na Câmara de Vereadores. Com apoio da escola, os professores escreveram um livro sob o ponto de vista do resgate das abelhas com informações científicas, mas de forma lúdica. “Nossas crianças, 450 ao todo, já estão se conscientizando da importância desse projeto por meio dos processos de aprendizagem, com a vivência do meliponário dentro da escola, e o prêmio vai nos ajudar a levar mais longe nossa mensagem para que as abelhas tenham proteção”, analisa Wanessa.
Sebrae e educação
Goiás teve 160 projetos inscritos de todas as regiões do estado. Bruna Maia, gestora estadual do Sebrae Goiás no Prêmio Educador Transformador, enalteceu a participação das escolas e equipes pedagógicas do estado e elogiou a proposta da premiação, que dá destaque a projetos educacionais que trabalham o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras.
“Compreendemos a importância de reconhecer os professores e seus projetos que transformam a vida dos alunos e sua comunidade. O docente é um agente transformador que está construindo no dia a dia o nosso futuro junto com as crianças. Sonhar um mundo melhor é possível graças a eles e, por isso, ficamos imensamente felizes em ter Goiás com dois projetos ganhadores na etapa nacional. Isso traz visibilidade ao nosso estado e mostra que as ações realizadas pelo Sebrae junto às instituições estão fazendo a diferença e queremos contribuir ainda mais para esse desenvolvimento educacional”, avaliou.
Os vendedores nacionais das sete categorias premiadas ganharam participação em missão técnica nacional, notebook, certificado e troféu.
Mais informações sobre o Prêmio Educador Transformador:
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn