Dois candidatos disputam no próximo domingo (28/04), a eleição municipal suplementar para a escolha de um novo prefeito e vice-prefeito de Turvelândia, no Sul de Goiás, após a cassação dos gestores municipais eleitos em 2020. Concorrem ao cargo a ex-primeira dama Osélia Carvalho (PL) e Atenilson Pedreiro (Solidariedade).
O candidato eleito governará o município somente até 31 de dezembro de 2024, uma vez que em 6 de outubro haverá a eleição para os novos prefeito, vice-prefeito e vereadores para o período de 2025 a 2028. Poderão votar os eleitores cujos títulos estejam regulares e inscritos no município até 28 de novembro de 2023.
As eleições suplementares ocorrem por convocação da Justiça Eleitoral sempre que candidatas e candidatos eleitos nos pleitos comuns – que ocorrem a cada quatro anos -, têm o registro de candidatura indeferido ou são cassados pela prática de algum delito eleitoral. Em Turvelândia, perderam os mandatos o então prefeito Siron Queiroz (Solidariedade) e o vice-prefeito Marlos Souza Borges (PSDB) por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2020.
A cidade
Turvelândia possui 4.985 habitantes, conforme o Censo de 2022. Localizada no Vale do Rio dos Bois, o município fica distante 205 quilômetros de Goiânia. As atividades econômicas da cidade têm como base a agropecuária, a indústria e serviços. A cidade tem o 13º Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado, com R$ 103.995,03, segundo dados do IBGE.
O município também é conhecido pelo turismo. Lá, é possível se aventurar em trilhas naturais e explorar cavernas e cachoeiras de água cristalina.