Por solicitação do Secretário Geverson Abel, o Mutirão de Goiânia leva vários serviços à Região Norte

Por Milkylenne Cardoso
4 Min Read

Local recebe ações durante o primeiro Mutirão de Goiânia de 2024. Com o objetivo de aproximar a população dos serviços municipais.

O 1º Mutirão de Goiânia de 2024 que está em fase de montagem e organização, com alguns serviços já em execução, acontece por meio da solicitação do secretário Geverson Abel do Republicanos, evento acontece na Praça da Vitória, na Vila Jardim São Judas Tadeu, na Região Norte da Capital. Durante a semana, de sexta-feira (23/02) a domingo (25/02), funcionará milhares de atendimentos à população goianiense.

Entre elas, a força-tarefa que visa fortalecer o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o Aedes Aegypti. Ao todo, 40 servidores que atuam na Vigilância em Zoonoses participam da ação. São realizadas visitas domiciliares, eliminação de focos, tratamento de reservatórios de água e pulverização de inseticidas, bloqueando os casos positivos para dengue.

Além disso, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza a coleta de entulhos e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) trabalha na desobstrução de bocas de lobo. Por sua vez, fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vão vistoriar lotes baldios da região.

Ao todo, 700 colaboradores atuam em 46 bairros, dentre eles, Vila Jardim São Judas Tadeu, Residencial Maria Alice, Vila Itatiaia, Conjunto Samambaia, Residencial dos Ipês, Jardim Bom Jesus, Vila Maria Rosa e Chácaras Califórnia. As ações integram o Mutirão de Goiânia.

Os serviços de remoção de entulhos; poda de árvore e de grama; plantio de grama, árvores e mudas ornamentais; varrição; rastelação; roçagem manual, com costal e mecanizada; coletas orgânica e seletiva; Cata-treco; pintura de meio-fio e manutenção e reparos em praças. Os serviços de limpeza e urbanização também alcançam 13 unidades de educação e quatro de saúde.

Além disso, estão sendo construídas três novas praças na região: no Jardim São Judas Tadeu, Residencial Orlando de Morais e Vila Jardim Pompeia. “A população passará a contar com mais essas opções para lazer, diversão e prática de esportes. Espaços planejados para contemplar a família inteira”, relata Geverson Abel, atual Secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Outra atividade dentro do Mutirão, são as aulas que teve início na segunda (19/02) para cursos das áreas de beleza e estética, rotinas administrativas, construção civil, comunicação, informática, frentista, garçom e atendente. Disponibilizando 783 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos para pessoas com idade acima de 18 anos. Além do certificado de conclusão, são disponibilizados lanche, vale-transporte, uniforme e material didático aos alunos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Geverson Abel, os cursos fazem parte do esforço da Prefeitura para levar qualificação profissional a um número cada vez maior de pessoas.

“Em breve, vamos disponibilizar o Sine Móvel nos bairros, em diferentes regiões da cidade, para que sejam feitas inscrições nos cursos e divulgados nossos projetos de empregabilidade e de incentivo ao empreendedorismo”, adianta Geverson Abel.

O Mutirão segue até o próximo domingo (25/02), e próximas edições vão contemplar outras regiões de Goiânia. Atuação para deixar a cidade limpa, bonita, arborizada e livre do mau cheiro, do mosquito Aedes Aegypti e de animais peçonhentos. Ressalta vereador Geverson Abel que esta meta só será alcançada com o apoio de toda a comunidade no descarte correto do lixo.

 

Mutirão da Prefeitura de Goiânia leva remoção de entulhos e outros 11 serviços à Região Norte da Capital: 700 colaboradores atuam em 46 bairros. | Foto: Hed Ornelas

Share This Article