Crescimento no Número de Municípios com Potencial Segundo Turno
As eleições municipais de 2024 trarão uma novidade: pela primeira vez, mais de 100 cidades, incluindo todas as capitais, poderão ter uma segunda rodada de votação para eleger seus prefeitos. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponíveis até abril, 102 municípios têm mais de 200 mil eleitores, o que os qualifica para a possibilidade de segundo turno. Em comparação, em 1996, apenas 47 cidades se encontravam nessa situação. Em 2020, foram 95 municípios.
Todas as Capitais no Segundo Turno
Pela primeira vez, todas as capitais brasileiras poderão ter segundo turno. Palmas, a única capital que não atingiu o número necessário de eleitores em 2020, agora tem 207 mil eleitores, conforme dados do TSE.
Novos Municípios Qualificados
Além de Palmas, novos municípios como Embu das Artes e Sumaré (SP), Camaçari (BA), Foz do Iguaçu (PR), Magé (RJ) e Imperatriz (MA) também poderão ter segundo turno em 2024. Ao todo, essas 102 cidades representam mais de 60 milhões de eleitores, cerca de 39% do eleitorado brasileiro.
Distribuição Regional
O Sudeste e o Nordeste lideram em número de cidades com possível segundo turno, com 53 e 20 municípios, respectivamente. O Sul segue com 15 cidades, o Norte com nove e o Centro-Oeste com cinco.
Exceções e Particularidades
O Distrito Federal não realiza eleições municipais, elegendo apenas o governador e deputados distritais. Governador Valadares (MG) foi a única cidade que perdeu eleitores e saiu da lista de municípios com potencial segundo turno, passando de 214 mil eleitores em 2020 para 198 mil em abril deste ano.
Histórico de Crescimento
Desde 1996, o número de municípios com potencial segundo turno mais que duplicou. O Sudeste teve um aumento de 130%, passando de 23 para 53 cidades, e o Nordeste cresceu 67%, de 12 para 20. O Sul dobrou sua participação, de sete para 15 municípios. No Norte, o aumento foi de 350%, de duas para nove cidades.
Implicações Políticas
Essas cidades, com um grande número de eleitores, serão cruciais nas disputas entre PT e PL, representando a polarização política atual. Em 2022, o ex-presidente Bolsonaro venceu em 69 dessas cidades no segundo turno, enquanto Lula venceu em 33.
Lista de Cidades com Potencial Segundo Turno em 2024
A lista inclui capitais como Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Belém, João Pessoa, Recife, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Aracaju, Palmas e várias outras cidades de grande porte em todo o país.
Estas eleições municipais prometem ser históricas, não apenas pelo aumento no número de cidades com potencial segundo turno, mas também pela inclusão de todas as capitais brasileiras nesse cenário.