Parte do trânsito da Avenida Anhanguera pode ser destinado, exclusivamente, a pedestres, ciclistas e ônibus do transporte coletivo. É o que prevê uma das ações do projeto de qualificação do Centro de Goiânia, o “Centraliza”. A ideia é que a calçada da via seja ampliada, formando uma espécie de “calçadão”.
O projeto também contempla trechos das avenidas Araguaia e Tocantins, bem como das ruas 6, 7, 8, 9 e 23, além do entorno do Teatro Goiânia e a Praça José Ximenes, no miolo da quadra entre a Rua 3. Segundo divulgado pela prefeitura, o objetivo é estimular caminhadas e turismos na região central.
A medida prevê a proibição do fluxo de carros particulares, motocicletas e outros veículos automotores na Anhanguera. “É uma proposta usada em diversas capitais do mundo, que pode garantir incentivo ao comércio, ao turismo e ao entretenimento”, explica o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves.
De acordo com a prefeitura, maiores detalhes, assim como o que vai ser feito com o trânsito desviado das vias, ainda estão sendo planejados.