No domingo, 10 de julho, será realizada a tradicional corrida de rua de Aparecida, o Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas. A corrida tem mais de dois mil inscritos, entre atletas amadores e profissionais. Na contagem regressiva para a corrida e com altas expectativas os atletas se preparam para o evento esportivo que terá início às 8h na Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela.
“Tivemos mais de duas mil inscrições e vamos fazer um evento do nível dos nossos atletas, garantindo o melhor atendimento e segurança de todos”, explica o secretário interino de Ação Integrada, Júlio Lemos.
Os corredores Júnior Madureira, 49, e Francisco Lima, 65, contam os dias para a corrida que já faz parte da história de cada um. A cinco dias da corrida, os dois mantém uma rotina de treinos adequada para realizar a prova com êxito e aproveitar ao máximo. Ambos irão completar a prova na categoria de 5 km.
Francisco Lima, já é um veterano nas corridas de rua. Pratica o esporte há 50 anos e há 20 corre na categoria como PCD de baixa visão. Atualmente é o único atleta com baixa visão a correr longas distancias. Além disso, é o primeiro no ranking em Aparecida e no estado de Goiás.
Para Francisco, a experiência faz com que as provas sejam realizadas apenas pelo amor ao esporte, sem pretensão de pódio. “No domingo, espero chegar bem, porque o importante é você completar a prova e reencontrar os amigos. Estou pensando em chegar bem e levantar a bandeira do Brasil”, garante.
O atleta ainda vai realizar três grandes desafios na sua carreira. Nas próximas semanas pretende participar e completar uma ultramaratona e duas provas de 42 km em cada semana. “Muita gente fala que sou louco, mas pra mim é um desafio. O esporte faz bem pra saúde porque em cada evento que você corre, pega experiência. Quero avaliar meu organismo e mente depois que eu chegar dessas três provas”, comenta.
Júnior Madureira é apaixonado por Aparecida. O atleta já participou de mais de 400 provas de corrida de rua, carregando a bandeira do município por onde passa. “Aparecida é meu maior orgulho! Pra onde eu vou levo a bandeira do lugar de onde vim, que é o lugar que tiro meu sustento e pratico meu esporte”, conta.
Junior já participou de todas as edições da Aparecida Correndo Pela Vida e está ansioso para o retorno da corrida no domingo. “Tenho certeza que essa edição vai superar a última de 2019. A gente fica ansioso na reta final, porque correr dentro da nossa cidade é maravilhoso”, disse. Antes de cada prova, o atleta conta que mantém uma rotina de treinos de segunda a sexta na academia e ao menos duas vezes na semana, faz um treino externo de ergometria para manter o condicionamento físico.
Entrega de kits
Os atletas podem retirar seus kits nos dias 8 e 9 de julho, das 10h às 21h, no Espaço Centenário, localizado no Aparecida Shopping, Avenida Independência, Setor Serra Dourada. O kit do atleta é composto por: chip de cronometragem, camiseta comemorativa, número de peito e medalha de participação.
A corrida é dividida nas categorias 10km, 5km, categoria de pessoas portadoras de deficiência – masculino e feminino. Essa categoria é dividida em três subcategorias: deficiente visual, cadeirante, atletas com outras deficiências, prova infanto-juvenil. Além disso, há a categoria caminhada, com percursos de 5 km ou 10 km.
Percurso
No dia 10 de julho, os competidores terão a largada na Cidade Administrativa e seguirão em direção ao Aparecida Shopping, passando em frente ao Parque da Família. Depois seguirão pela Avenida Independência até
a Praça da Igreja Matriz.
A partir deste ponto, os atletas seguirão pela Avenida Batista de Toledo em direção à Avenida de Furnas. O retorno será feito pelo CEU da OAB subseção Aparecida, seguindo até o Parque Lafaiete. O restante do percurso será feito pela Avenida Gervásio Pinheiro, onde farão o retorno pela Aciag (Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia) até o ponto de chegada, que é a Cidade Administrativa.
Fonte: Secom