A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na manhã desta sexta-feira, 14, sessão solene de entrega da Comenda Pastor Albino Gonçalves Boaventura e da Comenda Bispo Abigail Carlos de Almeida a diversas personalidades em alusão ao Dia do Evangélico, comemorado anualmente no dia 18 de junho. A homenagem teve lugar no Plenário Iris Rezende e foi proposta pelo deputado Henrique César (PSC), em conjunto com o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que presidiu os trabalhos.
Além dos legisladores, tomaram assento à mesa diretiva o vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela (MDB); o presidente e a vice-presidente da Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus em Goiás, bispo Oides José do Carmo, e sua esposa, bispa Neusa César; o pastor Abinair Vargas Vieira e sua esposa, Meira Ferreira de Lima.
Compuseram a mesa também a presidente de honra da Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, bispa Nair Carvalho de Almeida; o empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o ex-senador Luiz Carlos do Carmo; o ex-presidente da Alego no período de 2005 a 2007, Samuel Almeida, e sua esposa, Carolina; e o ex-senador Mauro Miranda.
Legado
No seu discurso, Henrique César destacou que, mesmo sem ter conhecido pessoalmente o pastor Albino, pode dizer que tem “respeito e muito carinho por ele”.
O parlamentar comentou sobre a influência do religioso em sua vida, especialmente ao ouvir histórias de sua integridade e bondade. Uma dessas histórias lembrava como o pastor Albino desviava conversas negativas com a frase: “Parece que vai chover hoje”.
O deputado também relembrou um momento marcante de sua vida, quando buscou o apoio do bispo Abigail durante sua campanha eleitoral. “Ele me pediu para ajoelhar e disse que eu seria um dos deputados mais votados de Goiás. Quando as urnas abriram e aquela profecia se cumpriu, eu me lembrei da palavra daquele homem de Deus”, frisou.
Henrique agradeceu a todos os presentes e a Deus, por permitir a realização desse tributo. “Estou muito feliz e emocionado. Essa manhã ficará marcada na minha história de uma forma muito positiva, por poder relembrar sempre nesta Casa de Leis os nomes desses dois homens que fizeram e deixaram um legado extraordinário. Herança é aquilo que você deixa para alguém, mas legado é aquilo que você deixa em alguém”, concluiu.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, destacou sua felicidade em realizar a entrega das comendas. “Essa comenda é um sonho que hoje se concretiza. Fico satisfeito, Henrique César, em ser coautor desse projeto de lei. Ficaram lindas as medalhas, à altura da homenagem. Estamos fazendo história aqui, hoje. E tenho certeza que anos vindouros sempre serão disputados para indicação da comenda”.
O vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela (MDB), que neste ato representou o governador Ronaldo Caiado (UB), fez questão de cumprimentar as autoridades presentes e os líderes religiosos, para, em seguida, enaltecer as figuras que deram nome às comendas.
“Essa é uma oportunidade de celebrar a fé e reconhecer as lideranças que se destacam pelos serviços exemplares em uma parceria duradoura. Tive a oportunidade de conhecer o pastor Albino Boaventura, que teve uma relação de amizade com meu pai e com Iris Rezende. Foi homem de uma história ímpar e deixou um legado extraordinário. Também pude conviver com o bispo Abigail, igualmente homem extraordinário. Ambos construíram uma história importante e marcante”, disse.
Daniel disse, ainda, que essa era uma iniciativa louvável do presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto, e do deputado Henrique César. “Vocês elevaram o nome desses dois importantes líderes evangélicos. Parabenizo pela criação dessas comendas”, ressaltou o vice-governador.
Honra
O pastor Abinair Vargas parabenizou o pastor Oides pelos trabalhos realizados à frente da presidência da Convenção de Ministros Evangélicos do Estado de Goiás.
Ele também destacou a iniciativa do deputado Henrique César em instituir as comendas. “Desde a primeira menção da criação delas eu vi o entusiasmo do deputado Henrique César. Eu tenho a grata satisfação de, em nome da família Almeida, reconhecer o trabalho de vocês. Temos um diálogo bom nas questões pastorais e políticas e vocês têm uma representação muito boa frente à população do Estado”, declarou.
Em sua fala, ele ainda parabenizou o objetivo da instituição das comendas. “Quando você faz algo inédito, é preciso ser colocado em destaque. Eu não tenho conhecimento de nenhuma outra comenda criada para homenagear, sobretudo, líderes religiosos. Por isso, uma salva de palmas por essa iniciativa”.
Por fim, ele contou brevemente algumas memórias do tempo que conviveu com o pastor Albino Gonçalves Boaventura e o bispo Abigail Carlos de Almeida. “Tem pessoas que marcam nossas vidas, com seu trabalho, amor, dedicação, serviços prestados. Esses pastores, que eu tive o privilégio de conhecer, marcaram a eternidade de milhares de pessoas, pois atuaram não apenas na questão terrena. Esses homens mudaram a realidade das pessoas. Foram líderes que, inclusive, formaram outros líderes. Foram homens que abençoaram as outras pessoas”, encerrou.
O presidente da Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleia de Deus do Estado de Goiás, Bispo Oides José do Carmo, afirmou que, na oportunidade, “a Assembleia Legislativa tem uma ocasião para parabenizar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, pela administração do Parlamento goiano, em especial pela direção democrática das decisões. “O Estado de Goiás precisa de homens como você e, se porventura houver outros deputados por aqui, sintam-se honrados”, disse.
Ele também ressaltou a complexidade em definir os nomes para receberem a homenagem e afirmou que, se possível, concederia a honraria para todos os evangélicos. E louvou a iniciativa do deputado Henrique César em instituir as comendas. “Honra e homenagem não fazem mal a ninguém. Hoje, a Assembleia de Deus está sendo honrada por meio de seus líderes”, disse.
Por fim, ele comentou que o bispo Abigail Carlos e o pastor Albino Gonçalves foram desbravadores no Estado, militando na política e no social, e, por isso, reiterou que receber comendas que levam o nome dos líderes religiosos é muito emocionante. “Receber essa mensagem tem um simbolismo especial e, por isso, agradeço à Assembleia Legislativa por conceder essa homenagem”, encerrou.