A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), realiza retirada de 28 pés de jamelão na Avenida Ravena, no Setor Eldorado, e poda em outras cem árvores da via. No local da ação, que se inicia nesta terça-feira (30/1), já foram plantados ipês que se encontram adultos e precisam de espaço para se desenvolver.
A frente de serviço atende ao ofício técnico da Agência Ambiental do Meio Ambiente (Amma), que, após vistoria, constatou que os pés de jamelão estão prejudicando as novas árvores do canteiro central da Avenida. Além disso, segundo o laudo, alguns dos jamelões estão saudáveis, porém localizados muito próximos a esquinas. Com isso, os frutos caem na pista, criando um cenário que pode provocar acidentes com a frenagem de veículos automotores, sobre o óleo produzido por eles.
Além da extirpação de 28, os outros 20 pés de jamelão vão ser podados com “levantamento de saia e limpeza”, e as mudas próximas terão poda de condução. “Algumas mudas que plantamos vão ser tutoradas, com levantamento dos troncos que estão caídos ou tortos em busca de luz, conforme está recomendado no laudo”, informa o presidente da Comurg, Alisson Borges.
”Esta é uma ação importante e bem planejada, considerando que já fizemos a compensação com plantio de ipês,” explica o presidente, que ainda informa que as atividades de poda e corte de exemplares arbóreos em passeios públicos, canteiros centrais e praças devem ser realizadas exclusivamente pela Comurg. “Se o cidadão tiver interesse em retirar ou podar alguma árvore, deve, primeiramente, entrar em contato com a Prefeitura”.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia